sábado, 8 de agosto de 2009

Mitologia Grega - Parte 2

Era vasto o conhecimento grego. Como se sabe até hoje, os gregos (na maioria de seu território) visavam a formação de cidadãos física e mentalmente preparados para a vida política. Em Atenas, por exemplo, aos 7 anos de idade as crianças iam às escolas, aprender Filosofia, Música, História, Matemática e vários outros conhecimentos técnicos, dedicando-se quase que exclusivamente à intelectualidade. (Digo na maioria de seu território devido ao fato de que algumas cidades que se diferenciavam. Em Esparta, por exemplo, era focada a formação de soldados, e não de cidadãos.)
IMAGEM:O Parthenon, o qual representa a excelência da arquitetura grega na época antiga. A Arquitetura, bem como a engenharia estavam entre os muitos conhecimentos gregos. (Imagem disponível em “http://blog.lib.umn.edu/dockr003/architecture/parthenon.jpg”. Acessada em 04/05/09)




As vestimentas se davam basicamente por panos enrolados em volta do corpo, naquela forma característica da Grécia antiga. Os adornos se davam por colares, pulseiras e anéis feitos de ouro e pedras preciosas. Como era um povo da época arcaica, os transportes não eram muito desenvolvidos, mas as carroças com tração animal e os barcos eram usadas com frequência. Além disso, todas as rotas (estradas, rotas marítimas) se concentravam para Atenas, visto que esta era o centro comercial e cultural da Grécia.
Sabe-se que a aristocracia grega mantinha-se no centro da acrópole (cidade), enquanto os escravos e estrangeiros viviam ao redor, no campo. Quanto à arquitetura, depende do tempo em que estamos falando, visto que foram elaborados quatro tiupos centrais de arquitetura: a Jônica, Dória e Miscênica. Entretanto, todas as casas públicas (e as casas dos aristocratas) se pareciam com o Parthenon: o telhado triangular, várias colunas feitas de mármore.

Além do conhecimento e da intelectualidade, os gregos nos trouxeram como símbolos a sua mitologia e a dedicação ao acúmulo do conhecimento. O Sistema educacional que temos hoje (professores e alunos) provêm dos gregos; além disso, temos o teatro, a “tragédia” e a “comédia”; oOs deuses gregos, como Zeus, Ades, Cronos e Caos nos são familiares até hoje; ou ainda o uso do ouro como moeda de comércio/troca, que provêm daquele tempo.
Teorema de Pitágoras, elaborado pelo matemático e filósofo grego Pitágoras no século IV A.C. (Disponível em: http://www.colegiocatanduvas.com.br/desgeo/curiosidades/triapitago.jpg; acesso em 05/05/09)
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Somente os cidadãos detinham direitos políticos (cidadãos eram os homens filhos de pai e mãe gregos); os escravos, por sua vez, eram os que exerciam o trabalho braçal; eram quem sustentava a economia grega. Assim, o cidadão grego não precisava trabalhar, tendo tempo livre para dedicar-se à política e ao conhecimento.
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