sábado, 8 de agosto de 2009

Mitologia Grega - Parte 1

A cultura grega foi muito circulada por mitos, dái o nome Mitologia (Mitologia (do grego μυθολογία) é o estudo dos mitos (lendas e/ou histórias) de uma cultura em particular creditadas como verdadeiras e que constituem um sistema religioso ou de crenças específicos). Como de costume do tempo, definer acontecimentos naturais como ação de ''deuses'', era normal, por exemplo: " Se o mar estava muito agitado, a resposta para isso era, porque 'Poseidon' tinha perdido o seu tridente." e assim dentre outras.
"A Grécia é um país localizado na Península Balcânica (ao sul da Europa). Devido ao solo pouco fértil, nos tempos Antigos, a Grécia possuía várias colônias, localizadas na Ásia Menor, ilhas do mar Egeu e Magna Grécia (Itália).Embora a política na Grécia fosse bem difundida fisicamente (não havia um só Estado, mas vários, chamados cidades-Estado) a unidade cultural permanecia (Pan-Helenismo). Costumes, crenças, deuses e ritos eram comuns em todo o território heleno; como exemplo, temos a mitologia grega, a qual é famosa até hoje, e que descrevia uma “novela” divina. Servia para explicar fatos desconhecidos até então, como a origem do fogo: neste episódio, um humano chamado Prometeu subiu ao olimpo e roubou o fogo dos deuses, trazendo-o para os homens. Como castigo, Prometeu foi acorrentado em uma rocha, na qual uma ave comia seu fígado imortal de dia, e à noite, o fígado regenerava-se.Por que estudar os gregos? Porque foram uma civilização que nos influencia até hoje. Elaboraram a idéia de democracia; literalmente criaram a filosofia, junto com a matémática, aritmética, a química e muitas outras ciências; sua língua (o Latim) é uma das línguas-mães do Português; e em Atenas  foi elaborado o sistema de educação que empregamos hoje."
Na Grécia Antiga, era predominante o comércio marítimo, visto que a Grécia tinha (e ainda tem) um vasto litoral. Além disso, o artesanato e a agricultura se destacavam em algumas cidades como Esparta.Os escravos eram quem sustentavam a economia, visto que eram a maioria da população e eram os únicos que trabalhavam, além dos estrangeiros e cidadãos pobres. Eram quem plantava, colhia e fazia todo o serviço braçal necessário.

Parte 2: AQUI
Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.

3 Comentários:

Anônimo disse...

MUITOOOOOO LEGAAAALLLLLL

Anônimo disse...

que legar!!!!!!!!!!!!!@#$%¨¨&*()@#@%%#!$%*%%&&

Anônimo disse...

mitologia grega,"ADORO"!!!!!!!

Postar um comentário

Igreja Batista de Jardim Brasil:

  ©Expertinho - Um eXpert sem fronteiras - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo